terça-feira, 29 de julho de 2008

Dicas de boas maneiras


Todos nós gostamos de conviver com pessoas gentis. Do mesmo modo, convém tentarmos ser corteses com os que estão à nossa volta. O mais importante é ter o espírito correto; pensar na conveniência dos outros, assim como em seus sentimentos. Na maior parte das situações, um pouco de bom-senso é tudo que é necessário, como sabemos. Mas acontece que às vezes pode haver pequenas coisas em que nunca tínhamos pensado. Por isso é que resolvemos por aqui algumas dicas.


1.Para os rapazes: quando estiver acompanhando uma uma moça na rua, é educado deixá-la andar pelo lado de dentro da calçada.


2.Para as moças: quando se está em lugares públicos, o mais elegante é não falar ou rir alto demais.


3.Para todos: é muito mais simpático levantar-se para cumprimentar alguém, do que continuar sentado; especialmente quando a pessoa é mais velha, ou então (no caso dos moços) é uma mulher.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Casamento

"O casamento é um duelo até a morte, que nenhum homem de honra deveria declinar."


G. K. Chesterton

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Famosa cena do Pride and Prejudice de 95


Mr. Darcy, chegado em Pemberley de Londres, deu um mergulho no lago e agora, no caminho até a casa, encontra Elizabeth. É a primeira vez que eles se vêem desde que ela o rejeitou em Hunsford alguns meses atrás, e ambos agem dum modo muito pouco à vontade. Ele "repetiu suas perguntas sobre a família dela, dum modo que deixava claro que seus pensamentos estavam longe." (O detalhe de ele ter acabado de nadar não existe no livro, mas parece ter sido bem aceito pelo público.)

segunda-feira, 14 de julho de 2008

O "Pride and Prejudice" de 1995



Em 1995, a BBC inglesa fez uma minissérie de TV do romance de Jane Austen, “Orgulho e Preconceito”. O filme foi um sucesso absoluto – como bem se pode ver pela Internet afora! Em nossa opinião, o “P&P de 95” merece sua fama: Jennifer Ehle é uma Elizabeth Bennet simplesmente adorável (talvez mesmo perfeita!), e Colin Firth representa um Mr. Darcy excelente. (Somos bem moderadas: alguns milhares de fãs devotadas proclamam que ele é o Darcy perfeito, definitivo, imbatível... e por aí afora.)


Além de uma atuação ótima por parte de (quase) todos os principais atores, esta minissérie tem uma trilha sonora muito bonita, e que combina perfeitamente com a “atmosfera” do filme; as roupas, mobílias, acessórios etc. foram cuidadosamente estudados; e as locações nos campos ingleses são lindas. Ou seja, é um filme apreciado não só pelas que gostam de romance, mas também pelos interessados em filmes de época.


Contudo, apesar de sua fama nos países de língua inglesa, esta série não parece ser muito conhecida aqui no Brasil. (Pelo menos, esta é a impressão que se tem buscando na Internet.) Sabemos que ela passou na TV faz alguns anos, numa versão editada; mas nunca foi lançada em DVD. É uma pena, porque com certeza muitas das senhoras e senhoritas nossas compatriotas gostariam de conhecer este filme, não? E das que já o conhecem, sem dúvida há quem gostaria de vê-lo de novo – ou de tê-lo! O problema é que, além de não ter sido lançada no Brasil, nenhuma das várias versões inglesas e americanas lembrou-se dos que falam português, e não inglês. A minissérie só foi lançada com legendas em português na velha terrinha, Portugal; e só os ricos podem se dar ao luxo de mandá-la vir de lá. Portanto, parece que temos de esperar até que alguma companhia aqui no Brasil se apiade de nós, e lance um DVD com legendas em português. (O DVD foi lançado aqui no Brasil em novembro. Ver P. S. no fim do texto.)


Por que tanta conversa sobre isso? Vamos dizer: quando estávamos procurando informações sobre esta série achamos muito pouco sobre ela em páginas no Brasil. Imaginamos que pode haver alguém que tenha dificuldades com o inglês sofrendo as mesmas agruras, e resolvemos compartilhar dum modo fácil de entender as informações que conseguimos. Se algum de vocês tiver mais informações, seria muito gentil de sua parte publicá-las aqui, para proveito dos entusiastas de Jane Austen brasileiros.

*********

P.S. 14/2/09 Embora ainda não tenham lançado o DVD com legendas em português no Brasil, descobrimos que há maneiras mais baratas, e... (como diremos?)... "menos legais", de conseguir uma cópia legendada. Há pela Internet afora quem venda cópias feitas quando a série passou na televisão (não sabemos quando foi), e há sites em que parece ser possível baixar o filme com legendas em português. Um bom 'lugar' onde conseguir mais informações sobre essas aquisições é o blog Jane Austen em Português.

*********

P.S. 20/11/09 Finalmente! O Orgulho e Preconceito da BBC foi lançado aqui no Brasil, com legendas em português! Sim, é verdade... não é sonho, não! O DVD está à venda na Livraria Cultura.

sábado, 12 de julho de 2008

Trailer de "Orgulho & Preconceito"


O famoso romance de Jane Austen, autora inglesa do começo do século XVIII, em sua mais recente adaptação para o cinema.


Achamos que a atuação de Keira Knightley como Elizabeth Bennet deixa algo a desejar; mas Matthew Macfadyen salvou o dia, e representa um Mr. Darcy com muita dignidade... e é claro, sincero amor! Infelizmente, o trailer não tem legendas - quem sabe mais tarde podemos fazer uma versão com legendas em português?