quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Uma comparação de fotos dos dois Darcys

Qual dos dois Mr. Darcys é o melhor: o de 1995 ou o de 2005? Difícil escolha: são ambos tão bons, e tão diferentes!
A interpretação do filme de 2005 acentuou o romance e amenizou o drama muito mais do que a minissérie de 1995 o fêz; e essa diferença é clara no modo como Mr. Darcy é representado em cada uma.
O Mr. Darcy de 1995 (Colin Firth) é muito próximo do livro: um homem realmente orgulhoso, arrogante sem consideração pelos sentimentos dos outros. Já o de 2005 (Matthew Macfadyen) é antes um moço reservado, tímido e talvez melancólico.

Por diversão, façamos uma comparação fotográfica dos dois Darcys:

*****************************************

Which one is the best: the 1995 or the 2005 Mr. Darcy? Hard choice! They are both so good, and so different.
The interpretation of the 2005 film emphasized the romance in the story, and softened the drama in it, on a much larger scale than de 1995 miniseries did; and this difference is quite visible in the way Mr. Darcy is portrayed in each.

1995 Mr. Darcy is very close to the character in the book: a man really proud, arrogant, and unmindful of other people’s feelings. 2005 Mr. Darcy is rather a young man who is reserved, shy, and maybe melancholic.

Just for fun, let us make a photograph comparison between the two Darcys:




É interessante que a própria postura a cavalo...

Interesting that the very bearing on horseback...


















...já denota uma diferença nas personalidades.

...denotes a difference between their personalities.


















E do mesmo modo, a postura sem estar a cavalo...

And the same for their bearing on the ground...


















...ainda que obviamente as ocasiões distintas possam ser responsáveis por parte da diferença.

...though their being at distinct occasions may account for part of the difference
.



















Olhando para ela, em Hunsford...

Looking at her, at Hunsford...













...e na festa em Netherfield -- acho que também olhando para Elizabeth.

...and at the Netherfield ball -- looking at Elizabeth too, as I think.

















Por fim, o momento conhecido como "o olhar" (the look)...

Lastly, the moment known as "the look"...














... e o outro Mr. Darcy numa posição parecida.

...and the other Mr. Darcy in a similar attitude.










(Fotos emprestadas do site Eras of Elegance e do blog Pride and Prejudice 05.)

6 comentários:

  1. Olá! Eu acredito que o Colin Firth seja realmente o "melhor" Darcy. A interpretação dele é mais firme. Matthew Macfadyen tem traços até mais bonitos que os de Firth, mas acredito que não conseguiu envolver tanto quanto o primeiro intérprete. Também... representar Mr. Darcy é tarefa de responsabilidade :)

    (Curiosidade: li uma vez que a autora de O Diário de Bridget Jones sempre admirou muito Jane Austen e colocou nas entrelinhas do livro/filme algumas semelhanças. Entre elas, o "mocinho" do filme é Mark Darcy, que por sinal também é interpretado por Colin Firth. Procurei algo na net, achei esta coluna. Dê uma olhada... http://www.contracampo.com.br/criticas/bridget.htm)

    Um abração!
    Thais França (trabalho com seu pai)

    ResponderExcluir
  2. Beatriz
    você coloca muito bem. Ambos são diferentes e atuam bem.
    Uma mini-série dispõem de mais tempo do que um filme, mas mesmo assim eu gostei da interpretação de Mathew MacFadyen. E sempre impliquei com a voz do Colin Firth...
    As tuas imagens captaram os melhores olhares!
    um abraço

    ResponderExcluir
  3. Beatriz,
    esta comparação foi ótima!! Prefiro o Mr. Darcy como o Matthew Macfayden, mas concordo que o Mr. Darcy do Colin Firht foi mais fiel ao livro.

    O que achei mais legal nesta postagem foi a forma que foi apresentada, sem preconceito contra os outros atores que interpretaram o Darcy.

    Amei o seu blog!!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que foi simplesmente uma questão de interpretação, cada um dos dois seguiu uma linha diferente.
    Concordo totalmente qdo vc diz que o Mr. Darcy do Matthew passa melancolia e timidez, muitas pessoas tímidas passam por orgulhosas, mas simplesmente amei a forma como ele levou o personagem.
    Assisti a versão de 1995 após a de 2005 e tb gostei do Colin no personagem (adoro o trabalho dele), mas realmente ele foi mais fiel ao que Jane Austen descreve no livro, acho que até por ter sido uma série com duração maior que o filme, pudemos conhecero personagem mais ao fundo e perceber como ele vai mudando no decorrer da história pela Lizzie.
    Masssss...ainda assim eu prefiro o Matthew, simplesmente me apaixonei pelo Mr. Darcy com que ele nos presenteou.

    ResponderExcluir
  5. Beatriz,

    posso colocar este lindo texto no site de Jane Austen Fanfics?? Eu coloco a fonte, coloco o seu nome e o link do blog, você me autoriza?

    Aguardo ansiosa que sim!! Meu e-mail é lucampelo2003@yahoo.com.br

    bjs

    Luciana

    ResponderExcluir
  6. Ao contrário de vocês meninas, eu não vi a primeira versão. Simplesmente essa de 2005, com Matthew e Keira Knightley, é magnífica. Seu olhar é bem penetrante, cintilante. O aperto de sua boca demonstrando seu intenso desejo por Elizabeth Bennet. Seu comportamento na casa da amiga de Elizabeth, revirando seus dedos, impaciente, mostrando sua timidez reluzente. A cena na casa dos Bennet, onde ele se arrepende e leva seu amigo para falar com a irmã de Lizi. Seu olhar ali diz tudo. Bem, assim faço para mim a observação positiva do filme recente com Matthew e a triz Keira Knightley que todas fizeram. Realmente eles fora o perfeitos, assim como os atores do primeiro filme o foram. Um filme ao ser renovado tem que ser diferente, ser copiado é difícil e não deve, se não um ator não seria um ótimo ator e sim uma copia de algo, uma sombra. Todos estão de parabéns. Espero que eu tenha conseguido me expressar. Para mim valeu a experiência, pois é a segunda vez que tendo. Um abraço a todas vocês.

    ResponderExcluir

Agradecemos por seu comentário.