sábado, 28 de janeiro de 2012

El Cid: um filme notável




Não achemos que um filme é sem graça e ultrapassado só porque foi feito na década de '60. Em poder de convencimento, El Cid não fica aquém dos mais caprichados filmes de hoje, com suas trilhas sonoras envolventes e seus efeitos especiais. Ele convence e encanta porque, além de ser tecnicamente perfeito, tem o segredo insubstituível dos filmes imortais: uma boa história.
El Cid é a história de um homem com "visão para ser justo e coragem de ser misericordioso". Uma história de nobreza e romance, transformada em filme nos tempos em que os cineastas não tinham medo de mostrar a cruz, um homem rezando, e religiões diferentes convivendo em harmonia.
O enredo, simplificado, é este: um guerreiro cristão na Espanha medieval tenta manter o reino unido e estabelecer a paz, contando para isso com a ajuda de príncipes muçulmanos. Juntos, eles devem impedir que a Espanha seja dominada pelos mouros vindos da África. Mas ele tem inimigos dentro do próprio reino, incluindo seu jovem rei.
Este filme ensina sobre coragem e sabedoria, sobre amor, amizade e inimizade, sobre vingança e sobre perdão - sobre viver e morrer com honra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos por seu comentário.